O E-commerce usa o Verdadeiro Potencial
do E-mail Marketing?
O E-mail Marketing é fundamental para o E-Commerce.
Todos concordaremos.
De acordo com dados apresentados no E-mail Evolution Conference de 2010, o retorno no e-mail marketing é U$ 46 para cada U$1 dólar investido e a tendência é que continue a aumentar.
Mas será que estes números ajudam a reforçar o investimento neste canal de comunicação e relacionamento com o cliente?
De acordo com dados da DMA de 2011, apenas 10% das lojas online tem formulário de cadastro, 19% das quais não enviam e-mails!
O estudo refere ainda que 60% não enviam e-mail de boas vindas e 29% não enviam comunicações regulares, falhando redondamente no engajamento.
A verdade é que a grande maioria não se preocupa em melhorar o desempenho das suas campanhas através da experimentação, constante melhoria das mensagens e da estrutura técnica da ferramenta de disparo e apenas utiliza ferramentas básicas como o envio de newsletters periódicas com promoções ou novidades, mesmo sabendo que uma melhoria de 1% na abertura dos e-mails pode significar muitos milhares de Reais.
Eis as principais falhas no E-Commerce que podem tornar-se oportunidades com o E-mail Marketing.
- Visitas desaproveitadas para a base de dados.
- Cativar o cliente a fechar a compra depois do abandono de carrinho.
- Falhas na comunicação e relacionamento pós-venda.
E o mais interessante do E-mail Marketing é que tudo isto pode ser realizado com uma rentabilidade muito elevada e de forma completamente automatizada.
Como?!
Vamos conferir!
Vamos conferir!
1) Visitantes fora do carrinho de compras:
- Convite automático à inscrição na newsletter.
- Criar segmentos automáticos com os dados de perfil solicitados em formulário de inscrição.
Exemplo Prático: O João vai mudar de casa e precisava comprar uma máquina de lavar.
Começou a pesquisar online mais informações em algumas lojas sobre as melhores soluções, uns meses antes de decidir comprar.
Numa das lojas que visitou foi convidado a subscrever uma newsletter que prometia enviar-lhe algumas informações que lhe ajudariam a tomar a decisão, sem compromisso.
Ao longo de um mês, o João recebeu informações sobre a capacidade de carga das máquinas, o seu consumo, velocidade, entre outras características de várias marcas.
Passado um mês, o João já tinha uma ideia mais clara de que máquina se adequava aos seus interesses e decidiu comprar.
2) Abandonos de Carrinho
- Cativar o cliente indeciso a comprar depois de ter desistido comprar.
- Inquérito para enviar sugestões com base nas respostas do cliente.
- Sugerir produtos idênticos ao que desistiu de comprar com outras características
Exemplo: Durante a compra, o João percebeu que o preço não era o que estava disposto a pagar e desistiu da compra.
15 minutos depois recebe uma campanha de SMS da loja a informar que foi enviado para o seu e-mail um voucher com 15% de desconto que deverá ativar nas próximas 24 horas para usufruir do desconto.
Finalmente, o João comprou a máquina de lavar.
3) Relacionamento Pós-Venda:
- Cross Selling - E-mail automático sugerindo a compra de produtos.
- Notificar compradores quando forem repostos artigos que estavam com ruptura de stock.
- Ofertas a clientes que deixaram de comprar.
Exemplo: 15 dias mais tarde, o João recebe um e-mail convidando-o a comprar uma máquina para secar a roupa.
4) Marketing Comportamental:
- Recompense os clientes que geraram mais conversões.
- Automatize os brindes para os clientes no seu aniversário.
Exemplo: No seu aniversário, o João recebe um voucher para levantar o seu presente. Detergente para a máquina de lavar roupa!
CONCLUSÃO:
A automatização dos processos com ajuda do E-mail Marketing garantiu a esta loja online numa primeira fase captar uma inscrição para a sua base de dados.
Os autoresponders ajudaram o cliente a perceber qual o produto mais adequado e o desconto depois do abandono do carrinho de compras ajudou o a tomar uma decisão.
Com isso a loja ganhou um cliente.
Como esta informação ficou gravada, a loja utilizou-a de forma pertinente para sugerir um produto complementar.
No final, o cliente ainda recebeu um presente da loja no seu aniversário!
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